Piquenique- Dicas de como organizar, o que levar e onde fazer

Divertidos, alegres e gostosos são uma ótima oportunidade reunir amigos e familiares em um ambiente tranquilo e agradavél.

Piquenique é uma das minhas coisas preferidas no mundo, fiz vários na minha adolescência e agora estou retomando o gosto novamente. Quando se trata de coisas ao ar livre minha mente se enche de ideias e alegria, pra mim não existe nada mais gostoso que o contato com a natureza e uma boa comidinha.

fddd6d428999796d3e4a01ba15499243

Vou começar com umas dicas práticas, vá com roupas confortáveis que te deixem bem a vontade para sentar , deitar no chão, andar, correr e se divertir. Leve uma câmera se você assim como eu faz questão de registar momentos importantes da vida e não existe momento mais importante do que aqueles em que dividimos com as pessoas que amamos. E lembre-se protetor solar e se for o caso spray para pele contra insetos também é bom, principalmente se você for alérgica a picadas.

Agora vamos ao que interessa:

Como organizar um Piquenique:

Primeiro você tem que saber qual será o tema do seu piquenique,por exemplo: simples ao ar livre, piquenique romântico, ensaio fotográfico, renovação de votos, piquenique noturnos, corporativos, chás de bebês ou de lingerie, para adultos ou infantil. Assim faça uma lista de quantas pessoas iram e depois você pode escolher a decoração caso precise ou queira usar.

Ideias:

 

 

O que levar?

A melhor pedida para comida são frios, pães, bolos e frutas em geral. Levar no minimo duas bebidas diferentes é o ideal.Na ilustração a baixo tem os itens básicos necessários para um piquenique tradicional:

c15cb54f2f2514dfea3c665c3439c4af

Vou dar algumas dicas simples de acordo com o estilo de piquenique:

Casal:  Além do básico suco e água pode pode acrescentar uma champanhe ou vinho para deixar o clima mais romântico. Comida pense em coisas práticas com alguns frios tipo queijos, salames e outros, frutas como morangos e uvas além de gostosas deixam o ambiente mais bonito, bolos, cupcakes e muffins compõe o cenário. Adicione umas flores para complementar a decoração.

 

Entre Amigos: Invista em bebidas, como serão só adultos pode acrescer bebidas alcólicas também, uma dica é lembre-se de levar gelo manter tudo geladinho e para ajudar na decoração use um recipiente para colocar o gelo e as bebidas. Comida você pode colocar mini sanduíches, tortas, salgados assados, frios, espetinhos e também frutas e bolos como sobremesa.

 

Na praia: Para aproveitar a beleza da praia e do mar leve água mineral, água de coco e sucos que ajudam a refrescar. Para comer sugiro entrar no clima praiano, podendo fazer um peixe grelhado na praia, leve saladas e sanduíche natural que são uma boa pedida. Muitas frutas refrescantes como melancia, melão e abacaxi complementam o cardápio e decoram o ambiente. Uma dica: servir uma salada de fruta dentro da casca do coco ou de outra fruta, além de gostoso é super diferente.

 

Para crianças: Para a garotada nada melhor que sucos naturais e refrescantes como laranja, limão e abacaxi. Para não fazer sujeira e bagunça opte por fazer minis kits para cada criança com o básico (água, guardanapo, um docinho, potinho de salada de frutas e o que tiver em mente). Frutas picadas são práticas e muito gostosas. Dê preferência para os assados como quibes, pães de queijo e também hot dog , sanduíche natural e salgados em miniatura. Você também pode aproveitar e enfeitar o local com balões e almofadas coloridas para deixar o piquenique mais alegre. Planejar brincadeiras também é uma ótima ideia para distrair e divertir as crianças.

 

Na mesa: Colocar a mesa no quintal ou usar uma tabua de madeira grande apoiada em algumas pedras os tacos de madeira no meio do gramado é uma excelente forma de reunir os amigos e familiares para uma tarde diferente, animada e com os pés na terra. Com a mesa vem mais praticidade e você pode fazer uma comida ou um lanche mais elaborado, até mesmo o tradicional jantar de domingo dependo da distancia entre a mesa e a cozinha. Não economize na decoração, use flores, velas e se for a noite luzes de natal deixaram o local ainda mais encantador. Se for a maioria adultos pode levar umas cervejas e colocar em um balde de gelo, ótimo para os convidados se refrescarem em um dia quente e a noite opte por um vinho.

Vale lembrar que o melhor do piquenique não é sua aparência, mas sim aproveitar o momento em um ambiente diferente com as pessoas que amamos e curtir as comidas e bebidas que vocês prepararam em conjunto. Mas se  você quiser caprichar na decoração vai fundo, tenho certeza que todos iram amar!

Dicas:

-Se quiserem os convidados também podem contribuir com as guloseimas. Faça uma lista e indique o que cada um deve levar.

-Procure usar o minimo possível de comidas e bebidas industrializadas. Afinal o ambiente natural pede alimentos mais naturais.

-Não esqueça: Protetor solar, repelente de insetos, bolsa térmica, abridor de garrafas ou saca-rolhas, sacos de lixo e um casaco também são importantes.

-Crie um evento no facebook para o piquenique e convide seus amigos, assim vocês podem dividir ideias e fazerem planos por lá.

-Se você busca além do bate papo para animar os convidados que tal levar uns jogos, uma bola, música, se alguém tocar pode levar um violão e muitos brinquedos para as crianças.

Onde fazer?

 

Em quase todas as cidades tem parques públicos onde é possível a realização de um piquenique. Você também pode entrar em contato com a prefeitura de sua cidade para verificar esta disponibilidade de lugares. Outros lugares que interessantes são próximos as cachoeiras, na praia,no campo, floresta aberta, sítio, fazenda, de baixo de uma árvore, no quintal da sua casa, na beira de um lago ou rio. Outro lugar provável é no Campus de algumas Universidades publicas, antes consulte a diretoria. Veja na sua cidade e arredores lugares tranquilos e bonitos onde possa ter acesso.

Para quem mora na cidade de São Paulo o melhor local é o Parque do Ibirapuera e os parques da cidade, outro lugar interessante é no circuíto da represa onde tem muitos lugares bonitos.

E para quem mora no Litoral experimente fazer um piquenique na praia, tenho certeza que vai adorar.

É importante verificar se o terreno escolhido é plano para montar seu cantinho.Após o local estar decidido, é importante verificar as condições climáticas para não ter surpresas . Preste atenção também na escolha do horário um bom horário seria após às 15 horas, quando o sol não está tão forte e ainda restam algumas horas com a luz do sol, porém isso também depende da estação do ano, fique de olho.

Ideias:

Não se esqueçam de limpar o local após o piquenique, temos que preservar o ambiente, leve sempre uma sacola para depositar o lixo.

Com estas dicas agora é só decidir a data e chamar o pessoal para aproveitar uma tarde de diversão e comidas ao ar livre.

Au revoir

Anúncios

8 comentários em “Piquenique- Dicas de como organizar, o que levar e onde fazer

  1. Adorei! Adorei tudo, o blog, o post, a ideia do post e o fato de vc assim como eu gostar de piqueniques, me inspirou mt esse post, não só para fazer posts semelhantes mas também para voltar a fazer piqueniques, fazia muitos quando era criança. e a dica de levar camera n precisa nem falar rs, adoro fotografar esses momentos também.
    Para´bens pelo post!
    Um beijo flor!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s