Castelo de Marqueyssac e seus Jardins Suspensos

O Jardim de Marqueyssac fica em anexo com castelo e tem vista para vale e para o rio localizado em Vézac, na região da Dordonha, Sudoeste da França.

034_2271005

Fomos logo após o café da manhã para o Castelo, já logo na entrada antes da bilheteria fiquei encantada com um pergolado com uma videira e suas uvinhas minusculas, um charme!

O Local é um tanto grande, então nosso passeio levou algumas horas, acredito que 4 horas no minimo. Ao entrar eles te entregam um mapinha com todos os pontos mais famosos do  Marqueyssac e resolvemos seguir a rota do mapa. Começamos por um caminho do lado direito do jardim e seguimos em direção aos pontos de vista que oferecem uma das melhores vistas do Périgord, depois passamos por um parquinho infantil, onde tinha também tem uma lanchonete, banheiros e mesas. Contornamos o Castelo e em seguida fizemos uma caminhada pelos jardins românticos e pitorescos do Marqueyssac.

O Marqueyssac é o trabalho de várias gerações da mesma família, proprietário desde 1692. No final do século XIX, Julien Cerval, de volta da Itália resolveu se dedicar  ao embelezamento do Marqueyssac. Ele plantou dezenas de milhares de buxinho que ordenam um dos mais belos jardins suspensos da França.

Construído sobre um afloramento rochoso em forma de arco no vale do Dordogne , o Castelo de Marqueyssac domina as altas falésias calcárias do vale Dordogne a 130 metros acima do rio.

Os Jardins Suspensos são a atração principal do Castelo, extremante fascinantes e ricos em detalhes e formatos. Não tem como não se apaixonar por essa beleza criada pelo homem. A planta predominante no local é o buxinho ,muito usada em trabalhos de topiaria são mais de 150 mil arbustos, as plantas arredondadas são podadas manualmente há mais de 150 anos.

Entrada: Adultos 8,80 € , Crianças (de 10 a 17 anos) 4,40 €, Crianças menos de 10 anos é Grátis

A seguir mais algumas fotos do nosso passeio:

P1050277P1050278P1050279P1050280P1050288P1050292P1050305P1050309P1050311P1050315P1050322P1050329P1050332P1050338P1050339

Dicas e Curiosidades:

-São mais de 6 quilômetros de passeios situados em 22 hectares de área.. Vá preparado!

-Em um de seus extremos fica o belvedere, um balcão a 192 metros de altura de onde podemos apreciar o vale.

-Pavões vagueiam  livres pelos jardins.

-Beynac, Fayrac, Castelnaud e Marqueyssac … Esses Castelos formam o mais famoso quadrilátero do vale do Dordogne. Se você tiver com tempo vale a pena conhecer todos.

-Algumas falésias do parque foram especialmente equipadas para a escalada . No verão, essa atividade é viável com segurança graças à presença de instrutores qualificados que prestam coaching.

-Todas as quintas feiras tem passeio a luz de velas pelos jardins à noite em Julho e Agosto das 19h à meia-noite.

-Na Pascoa tem a caçada aos ovos de páscoa, deve ser incrível!

-Se ficar com fome além da lanchonete tem um restaurante no Castelo.

Depois de terminado o passeio fomos conhecer a Gruta de Padirac que fica a uma hora e pouco do Castelo e é um lugar sensacional. Em seguida fomos para casa dos nossos amigos que não puderam fazer o passeio conosco por causa das crianças qe estavam cansadas. Esse foi nosso último ponto turismo na Dordogne, no outro dia seguimos viagem em direção a Bretagne.