Castelo Haut-Koenigsbourg

A mais de 757 metros de altitude nas montanhas de Vosges, o Haut Koenigsbourg é um castelo que impressiona e fascina, ele foi construído no século XII e totalmente transformado no século XV. Fica na cidade francesa de  Orschwiller, na região da Alsace próximo a Colmar.

dt173_orschwiller_alsace
Foto perfeita (encontrei no google imagens)

 

Esse foi o primeiro castelo que conheci o interior e apesar de estar lotado por causa das férias de verão aqui na França deu para aproveitar bastante. Fiz um passeio guiado com áudio em português que recomendo.

 

Entrada: 9 euros /  Áudio Guia em Português 4,50 euros

 

Podemos ver Haut Koenigsbourg ao longe e quando chegamos aos seus pés, descobrimos um impressionante castelo construído de arenito rosa, que parece esculpido em rocha.

A entrada do castelo é através de um pátio, rodeado por edifícios: uma pousada, estábulos e um moinho, porque na Idade Média o castelo foi capaz de viver em isolamento. A partir daí, uma rampa com levadiça conduz ao pátio, passado por um poço.

No interior o Castelo tem alguns cômodos mobiliados, os moveis são doações porque como o castelo foi destruído  algumas vezes não sobrou praticamente nada da mobília original.O comodo mais espetacular é a sala Kaiser.

DSC_0056.JPG

Algumas fotos desse passeio:

 

Haut-Koenigsbourg.1

Outro ponto famoso desse Castelo é sua sala de armas, com peças antigas e é realmente incrível você poder ver como eram as armas no  período medieval onde eram todos feitas artesanalmente.

Haut-Koenigsbourg3
Sala das Armas

 

Graças à sua localização em altitude, o Haut-Koenigsbourg tem duplo efeito! O passeio não seria completa sem desfrutar dessa bela vista

chateau-haut-koenigsbourg

Ao final do passeio passamos em um jardim que fica do lado de fora do Castelo e é adorável.

 

Já que imagens valem por mil palavras, aqui está um vídeo lindo para ter uma noção melhor desse monumento:

 

Curiosidade:

Ao contrário do que se poderia imaginar poucas pessoas viviam neste grande castelo em tempo de paz, foi o lar de apenas 21 pessoas!  O Haut- Koenigsbourg foi mais usado para mostrar o poder do proprietário em um abrigo de guarnição. A mensagem era clara: se o dono do castelo foi capaz de manter tal monumento é que ele tinha os meios para levantar um exército contra você!

Dica:

Aproveite também para conhecer as cidades com arquitetura medieval nos arredores. Recomendo Ribeauvillé, Colmar e Kayserberg.

Veja Também:

Ribeauvillé

Kaysersberg

Anúncios

12 comentários em “Castelo Haut-Koenigsbourg

  1. Gente, estou apaixonada por esse blog. Eu amo castelos e no dia em que passou no Globo Reporter uma excursão que a Gloria fez pra Transilvania pra mostrar o castelo do Conde Dracula eu fiquei looooooooouca! Amei, amei e amei ❤

    Curtir

  2. Fiquei completamente apaixonada por esse castelo, menina do céu… Eu adoro lugares mais rústicos e esse realmente me cativou. Deve ser incrível poder visitar esse tipo de lugar, é uma experiência par a vida toda, espero um dia conseguir realizar o sonho de conhecer lugares assim pessoalmente.
    Super Beijo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s